Postagens

Mostrando postagens de março, 2017

DEVEMOS DISCUTIR RELIGIÃO COM OS OUTROS?

Existe um ditado que diz: “religião, política e futebol, não se discute”. Esses temas tendem a ser objeto de debates acalorados, que podem gerar brigas até entre amigos. Mas será que esse conselho deve ser obedecido no que tange à religião? Ou será que o cristão tem obrigação de defender sua fé, como para falar de Jesus Cristo, sempre que tiver oportunidade, mesmo em situações onde há resistência? A primeira carta de Pedro capítulo 3, versículo 15, diz o seguinte:     “…estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. Portanto, é nossa obrigação, como cristãos, estarmos sempre em condições de falar sobre a nossa fé e justificá-la. E a primeira consequência dessa ordenança é que precisamos ter o preparo necessário para poder fazer isso: por exemplo, ser capaz de explicar porque temos a certeza de que a Bíblia é a Palavra autêntica de Deus (veja mais), conhecer os versículos fundamentais sobre a nossa fé, falar do plano de salva

Piercing é pecado?

Mais um adorno ou uma porta aberta para a corrupção da alma e do corpo? Nestas últimas duas ou três semanas, fiquei impressionado com a inquietação surgida a respeito de piercings e tatuagens. O que está por trás da moda da sociedade moderna na qual estamos mergulhando? Pesquisei sobre o assunto e com a ajuda de um amigo, descobri coisas importantes a respeito do tal “adorno” para o corpo. Mais do que a tatuagem, embora possa ser removido, o piercing é considerado mais agressivo do que a tatoo. Assim como a tatuagem, ele também tem origem nos povos antigos e está ligado a rituais espirituais da Índia, da Indonésia e tribos da África. Foi esquecido na Europa do séc. XX e retornou como “moda” pelo movimento Underground no nosso século. O problema é que, além de ser um ato agressivo para o nosso corpo, ele tem significados espirituais. Ainda que hoje o piercing está sendo usado como acessório fashion, parte da moda atual, contudo, sua origem não é tão simples. Até mesmo os artig

Pastor Silas Malafaia afirma que fazer tatuagem e usar piercing não são pecados

Em um vídeo na internet, o Pastor Silas Malafaia afirmou que usar piercing e fazer tatuagem não são pecados. Segundo o Pastor, as pessoas tem o hábito de “refletir nas outras o que não agrada elas”. Segundo Malafaia, alguns líderes querem “usar coisas do antigo testamento para formar regras no novo testamento, e não dá”. Na sequência, ele cita o Apóstolo Paulo, na carta aos Coríntios capítulo 6, versículo 12: “Paulo disse em Coríntios que ‘tudo me é lícito, mas nem tudo me convém, tudo me é lícito, mas nem tudo me edifica…’”. Ainda sobre isso, Malafaia criticou as pessoas que pegam esse versículo e exageram. “Não posso admitir um crente com a cara toda cheia desses negócios. Tem que tomar cuidado pra não exagerar. A Bíblia fala pra fazer tudo com decência e ordem. Se eu dizer que usar piercing, brinco e tatuagem é pecado, não tenho respaldo bíblico. Isso é um costume social”. Malafaia encerra sua posição a respeito do assunto afirmando que nós, humanos, “somos indivíduos”, portanto,

Versículo Diário - 31/03/2017

Imagem

Conhecimento Espiritual

João 10:10 (NVI) O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. I João 2:29-33 (Phi) Todos vocês sabem que Deus é realmente bom. Vocês podem estar igualmente seguros de que o homem que conduz bem sua vida é verdadeiramente filho de Deus... Aqui e agora, meus queridos amigos, nós SOMOS filhos de Deus. Nós não sabemos no que nos tornaremos no futuro. A única coisa que sabemos é que quando ele aparecer, nós seremos como ele, pois o veremos como ele realmente é! Todo o que tem esta esperança em seu coração mantenha-se puro, assim como Cristo é puro. O JUGO SUAVE Mateus 11:29-30 (NVI) "Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Lucas 6:40 (Jer) "Não existe discípulo superior ao mestre; todo o discípulo perfeito deverá ser como o mestre". Dallas Willard: "Nós podemos nos torna

Versículo Diário - 30/03/2017

Imagem

Ter amigos não cristãos prejudica a vida do cristão?

Caro(a) leitor(a), infelizmente muitos crentes têm proclamado por aí o “isolacionismo”, ou seja, que os crentes devem isolar-se para poder conseguir viver uma vida santa e que agrada a Deus. Esse isolamento é claramente visto quando olhamos para a vida de alguns crentes e vemos que eles têm apenas amigos cristãos que participam do mesmo grupo que eles, ou que se aproximam de pessoas com o único intuito de pregar o evangelho a elas, e só! Amizade entre crentes e não crentes Creio que isolar-se é contrário ao que a Bíblia diz, já que somos luz do mundo. Veja como Cristo definiu o discípulo: “Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa” (Mt 5. 14-15 – NTLH). Assim, o cristão deve ter contato com as pessoas descrentes para iluminá-las com suas boas atitudes e com a proclamação do Evangelho.

Tatuagem é pecado?

Nem sempre a resposta é tão simples, por isso leia com atenção ao post  e depois deixe seus comentários. Todos os comentários são postados desde que sejam educados :-) Voltando à tatuagem, o assunto é polêmico no meio evangélico. Alguns abominam a possibilidade de se fazer qualquer marca no corpo enquanto outros não enxergam nisso nenhum problema. O que a Bíblia fala sobre tatuagem? Pra ser honesto, que fala claramente sobre tatuagem nós temos apenas um texto, Levítico 19.28 (sem contar é claro os textos de Apocalipse que falam da marca da besta): "Não façam cortes em seus corpos por causa dos mortos, nem tatuagem em si mesmos. Eu sou o Senhor." Muitos usam este versículo para dizer que o crente não pode se tatuar. Será que isso é verdade? No contexto da passagem vemos adivinhação, feitiçaria (vs. 26) e homenagem a mortos acontecendo. Em outras palavras o cara não se tatuava por que achava bonito, mas esta prática estava ligada à outras que eram claramente pecado. Alguém d

Versículo Diário - 29/03/2017

Imagem

Estudo Biblico - Diótrefes

Imagem
"Eu escrevi uma pequena carta à igreja, mas Diótrefes, que deseja ser líder, não quer dar atenção ao que eu disse. Portanto, quando eu chegar aí, vou chamar a atenção dele a respeito de tudo que ele tem feito: as coisas horríveis que diz de nós e as mentiras que conta. Porém ele não fica satisfeito só em fazer isso; pois, quando os irmãos chegam aí, ele não os recebe. E, se alguma pessoa quer recebê-los, ele não deixa e até expulsa da igreja!" (3 Jo 1: 9-10). A 1967 anos atrás, os que queriam ser pastores pecavam devido a busca desenfreada pela liderança imerecida, criando uma verdadeira acepção de pessoas. "Porque, para Deus, não há acepção de pessoas" (Rm 2.11); e, ainda: "Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas" (At 10.34)   Mas o que é acepção? Ato de receber, recepção, acolhimento Se não acolhermos uma pessoa devido a suas chagas, deformações e/ou ações que ela faz que não são regidos por princípios morais e éticos, estamos cr

Versículo Diário - 28/03/2017

Imagem

Mortes Causadas pela Religião

Imagem
Por El Santo Gringo - 24/8/2014 Alguns afirmam que a religião tem causado mais mortes do que qualquer outra instituição humana. Essa é uma afirmação fácil de fazer, mas a evidência de fato a apoia? Recentemente encontrei um artigo interessante na OpenLearn que lista todos as grandes mortes em massa provocadas por mãos humanas. É claro que algumas pessoas más têm usado a religião como desculpa para matar outras pessoas. As pessoas têm justificado o assassino usando todo tipo de diferença cultural que se possa imaginar. Mas a religião é responsável para quantas mortes na realidade? A resposta a esta pergunta não é tão simples. A religião tem desempenhado um papel em algumas guerras, mas muitas vezes é apenas um dos muitos fatores causais. Também é um erro supor que todos os conflitos motivados pela religião têm sido injustos. Em alguns casos, a religião tem incentivado pessoas perseguidas a derrubarem seus opressores. A religião também tem salvado muitas vidas. Por exemplo, o crist

Fatos Desconhecidos: Conheça 8 massacres cometidos em nome de um Deus

Imagem
Diversas crenças espalhadas pelo mundo tinham o sacrifício como princípio religioso. Seja o sacrifício através da guerra, da morte de animais ou humanos, a humanidade presenciou e ainda presencia diversos crimes que são praticados em nome da religião. Muitos conflitos ao longo da história têm sido ostensivamente por motivos religiosos, com muitas religiões diferentes envolvidas. A guerra quase contínua no Oriente Médio ao longo do último meio século certamente tem contribuído para a ideia de que a religião é a causa de muitos crimes. Os ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos têm sido vistos como uma jihad contra o “Grande Satã” América, que, aos olhos muçulmanos, é quase sinônimo do Cristianismo. No Judaísmo, as guerras de conquista narradas no Antigo Testamento (em especial o livro de Josué), sob o comando de Deus, conquistaram a Terra Prometida. Além dos citados acima, conheça 8 dos maiores crimes cometidos em nome da religião. 8 – Sacrifícios humanos na Birmânia budista

Brasil - 44% dos evangélicos são ex-católicos

Imagem
Três em cada dez (29%) brasileiros com 16 anos ou mais atualmente são evangélicos, dividindo-se entre aqueles que podem ser classificados como evangélicos pentecostais (22%), em maior número e frequentadores de igrejas como Assembleia de Deus, Universal do Reino de Deus, Congregação Cristã e Quadrangular do Reino de Deus, e 7%, como evangélicos não pentecostais, pertencentes a igrejas como Batista, Presbiteriana e Metodista, entre outras. Esse segmento evangélico fica abaixo do formado por católicos (50%), e ainda há 14% sem religião, 2% de espíritas, kardecistas e espiritualistas, 1% de umbandistas, 1% de praticantes do candomblé, 1% de ateus e 2% de outras religiões. Desde a década de 90, quando o Datafolha iniciou sua série histórica de consultas sobre o tema, esse quadro tem se alterado, com a diminuição na diferença dos índices de católicos e evangélicos e, mais recentemente, o aumento no número de brasileiros sem religião. Em agosto de 1994, quatro em cada dez (75%) dos brasile

Brasil é apontado como segundo maior país cristão

Por Amigo De Cristo - 11 de janeiro de 2016 O Brasil é apontado como segundo maior país cristão, os dados foram levantados por uma pesquisa da (Pew Research Center). Apontado na lista dos maiores países cristãos do planeta, o Brasil com aproximadamente 175 milhões de cristãos (católicos, evangélicos etc), atrás apenas dos Estados Unidos, com 246 milhões, e à frente do México, terceiro colocado, com 107 milhões. Esses dados foram apresentados em um relatório do instituto de pesquisa Pew Research Center, e mostra uma predominância entre as duas maiores tradições cristãs do planeta: catolicismo e protestantismo. Atualmente, o planeta possui 31,7% de sua população – 7 bilhões de pessoas – professando a fé cristã, o que a torna a principal religião, com 2,18 bilhões de seguidores. De acordo com o Pew Research, as principais tradições cristãs são a católica, com 51,4% dos fiéis; os evangélicos, 36% (sendo que a maioria segue a linha pentecostal); e os ortodoxos, que somam 12,6%. A par

Cristianismo no mundo: um mapa em mudança

Imagem
Por: MANUEL FERREIRA, Jornalista O mais recente estudo sobre o Cristianismo no mundo revela que o mapa da presença cristã está em profunda mudança: o Cristianismo deixou de ter um centro geográfico e radicou-se nos cinco continentes, movendo-se de norte para sul, dos países desenvolvidos para os países emergentes. O estudo mais apurado da geografia cristã foi divulgado recentemente pela fundação americana Pew Research Center’s Forum on Religion and Public Life, com base em dados recolhidos durante o ano de 2011. A investigação compara a presença cristã no início do século xxi (2010) com o início do século xx (1910). O estudo envolveu a população de mais de 200 países e conclui que existem atualmente 2800 milhões de cristãos, de todas as idades, o que representa aproximadamente um terço da população mundial, estimada em 6900 milhões de pessoas. Os cristãos estão hoje geograficamente tão espalhados que não há um país ou região que possa pretender ser o centro do Cristianismo. Surpr

1 João (1 Jo)

Primeira Epístola de João Autoria – João, o apóstolo. Seu nome não é mencionado em suas três epístolas. Não obstante, sua autoria foi confirmada por Policarpo, Papias, Eusébio, Irineu, Clemente de Alexandria e Tertuliano. O nome "João" significa "graça de Deus". Era judeu, pescador (Mt.4.21), irmão de Tiago, filho de Zebedeu e Salomé (Compare Mt.27.56 e Mc.15.40). Foi chamado de discípulo amado – Jo.13.23; 19.26; 21.20. Foi o discípulo mais íntimo do Mestre. Até no momento da crucificação, João estava presente. Isso mostra sua disposição de correr risco de vida para ficar ao lado de Jesus. Apesar de ter fugido no momento da prisão de Cristo, João voltou pouco tempo depois. Jesus chamou João e Tiago de boanerges, "filhos do trovão", referindo-se ao seu temperamento indócil, tempestuoso, violento (Mc.3.17; Mc.9.38; Lc.9.54). São várias as citações a respeito de João nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Seu nome é omitido no seu evangelho (João 20.