A salvação é de graça o Reino é por esforço…

A salvação é uma dádiva. A Palavra do SENHOR nunca ensina que ela pode ser adquirida pelas obras. Ela é gratuita. Ninguém pode comprá-la, por isso JESUS a comprou para nós. Devemos ser radicais com relação ao fato de a salvação ser pela graça e nada mais. A salvação não virá com confissão do nome do SENHOR mais a quebra de maldição, ou confissão acompanhada da atitude de deixar de fumar, ou mudar de roupa, ou por qualquer outro meio. É um presente que nos chega pela graça, mediante a fé. É graça, unicamente graça.
O verdadeiro convite do SENHOR é: “Venha do jeito que você estiver, mas venha!” Ele não diz para primeiro nos lavarmos, ou primeiro mudarmos de vida. É o SENHOR quem vai mudar a nossa vida. Este é o Evangelho da graça, ou seja, a provisão para a salvação.
“Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Isaías 55:1)
“O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (Apocalipse 22:17)
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de DEUS é a vida eterna em Cristo JESUS, nosso SENHOR” (Romanos 6:23)
Dom é igual a um presente. A salvação é um presente que nos é dado de graça. A única condição é que creiamos.
Se crermos, então somos salvos. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé e isto não vem de vós é dom de DEUS não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9)
A salvação acontece num instante. O nosso espírito regenera-se quando recebemos a vida eterna dentro de nós. A salvação é a porta de entrada.
“Se, com a tua boca, confessares JESUS como SENHOR e, em teu coração, creres que DEUS O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Romanos 10:9-10)
Muitos estão preocupados apenas com o inferno. Uma vez que você é salvo, esqueça a questão do inferno. Não cremos em perda de salvação porque o SENHOR disse: “Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS, a saber, aos que crêem no seu Nome” (João 1:12)
Se tenho um filho, por mais que ele faça algo ruim, não vai deixar de ser meu filho. O SENHOR também diz que aquele que vai a Ele, nunca, ninguém o arrebatará de Suas mãos (João 10:28).
E, já que não há perda da salvação, muitos vivem desleixadamente.
Uma vez que DEUS é soberano, eles concluem então que não precisam orar, jejuar e nem servir a DEUS com mais zelo. Tornam-se aquele tipo de crente de terceira categoria. Mais mortos para as coisas de DEUS, impossível. São crentes, todavia, não são vencedores.
Por um lado, você é salvo pela graça, por outro, para as obras. Assim, não será mais julgado com respeito à salvação contudo, o será com relação à recompensa, por ter ou não obras que merecem a aprovação de DEUS.
Quantos crentes podem dizer honestamente que querem fazer a vontade do SENHOR? Devemos reconhecer que é possível ser salvo e, ainda assim, não fazer a vontade dEle. Desse modo, tal crente não pode dizer que é um vencedor.
“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.” (Mateus 11:12) Não é preciso se esforçar porque a salvação é de gaça. Mas o reino é adquirido pelas obras e, frequentemente, elas requerem esforço de nossa parte. A Palavra de DEUS, reiterada vezes, mostra-nos que a recompensa é dada segundo as obras de cada crente.
A questão da vida eterna está completamente baseada na obra do SENHOR JESUS. Contudo, a questão do reino está baseada nas obras do homem. Evidentemente, elas são feitas na dependência do poder de DEUS, ainda assim, devem ser feitas.
Pode-se ver que até mesmo o reino é, afinal, uma questão de graça. Pois que obras poderíamos fazer para DEUS por nós mesmos? E se fizermos na força dEle, não é maravilhoso que Ele ainda assim nos recompense? A Bíblia diz que DEUS não é servido por mãos humanas, mesmo assim nos chama para sermos seus servos e cooperadores (Atos 17.25). É um privilégio ser chamado de ajudante de DEUS. Pense ainda: que obra poderíamos fazer num nível tão excelente que pudesse agradar o padrão divino daquele que criou os céus e a terra? Pela graça, somente, as fazemos.
A vida eterna já está definida, por isso podemos ter certeza da salvação. Todavia, ser um vencedor é uma questão que está em aberto, e a pessoa que possui a coroa hoje pode não tê-la amanhã.
“Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (Apocalipse 3:11)
Trechos do Capítulo II do livro “A Visão dos Vencedores” – Pastor Aluizio Silva. Editora Videira, 2005. Também publicado no site http://www.igrejamananciais.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira 5 dos milagres mais polêmicos da História - By: Mega Curioso

Festival Parabolas: O construtor de uma torre