Como Fazer uma Boa Confissão na Igreja Católica

Já faz muito tempo desde sua última confissão e você precisa se lembrar de como se faz? Não tenha medo. Este artigo o ajudará a se preparar e a fazer uma boa confissão.

1
Antes da Confissão

  1. Imagem intitulada Make a Good Confession in the Catholic Church Step 1
    1
    Descubra quando acontecerá a confissão. A maioria das paróquias organizam confissões semanalmente e outras, diariamente. Se você não puder comparecer no horário disponível, ligue para o padre e tente agendar uma confissão para você.
    • Você pode marcar um horário com o padre se achar que sua confissão demorará um pouco mais (mais que 15 minutos). É uma boa ideia se você tiver se afastado da igreja, cometido um pecado grave ou não tiver se confessado há muito tempo.
  2. Imagem intitulada Make a Good Confession in the Catholic Church Step 2
    2
    Esteja realmente arrependido de seus pecados. A ideia da penitência e da confissão é realmente ter se arrependido. Você deve realmente rejeitar o pecado que cometeu e decidir não cometê-lo novamente. Para mostrar a Deus que seu arrependimento é verdadeiro e autêntico, você deve estar arrependido verdadeiramente e recusar-se a ter os mesmos comportamentos novamente.
    • Isso não significa que você nunca mais poderá pecar, nós, humanos, fazemos isso todo dia. Você está simplesmente decidindo tentar evitar ocasiões que farão com que você peque, isso também demonstra arrependimento. Se você quiser, Deus o ajudará a resistir às tentações, contanto que você tenha a intenção de ser uma pessoa melhor.
  3. Imagem intitulada Make a Good Confession in the Catholic Church Step 3
    3
    Faça um exame de consciência. Pense sobre o que tem feito de errado e por que é errado. Pense na dor que pode causar em Deus cometendo aquele pecado e que foi por causa de nossos pecados que Jesus foi crucificado. Você deve se sentir arrependido, o que é essencial em uma boa confissão.
    • Faça estas perguntas a você mesmo quando fizer seu exame de consciência:
      • Quando me confessei pela última vez? Foi uma confissão honesta?
      • Fiz alguma promessa especial a Deus naquela vez? Mantive minha promessa?
      • Cometi algum pecado grave ou mortal desde minha última confissão?
      • Segui os Dez Mandamentos?
      • Já duvidei de minha fé?
  4. Imagem intitulada Make a Good Confession in the Catholic Church Step 4
    4
    Leia a Sagrada Escritura. Um bom lugar para começar é com os 10 Mandamentos em Êxodo 20:1-17 ou Deuteronômio 5:6-21. Aqui estão alguns lembretes de como Deus pode nos perdoar:
    • " Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. " 1 João 1:9
    • Como os pecados podem ser perdoados? "Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. " João 2:1
    • Para quem os pecados devem ser confessados e por quê? "Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me." Salmos 51:4.
      • Veja Gênesis 39:9.
  5. Imagem intitulada Make a Good Confession in the Catholic Church Step 5
    5
    Reze sempre antes de uma confissão. Você deve ser honesto e estar arrependido. Reze para o Espírito Santo guiá-lo e ajudá-lo a se sentir verdadeiramente arrependido por seus pecados. Pode ser algo como: “Espírito Santo, ilumine minha mente para que eu identifique meus pecados, toque meu coração para que eu me sinta arrependido por eles e melhore minha vida. Amém.”
    • Tente identificar as causas dos seus pecados: Tenho inclinações questionáveis? É uma fraqueza pessoal? Ou apenas maus hábitos? Tente eliminar pelo menos uma dessas causas. Isso será mais fácil se você eliminar algo negativo em sua vida ou tentar seguir um lado mais positivo.

2
Durante a Confissão

  1. Imagem intitulada Make a Good Confession in the Catholic Church Step 6
    1
    Espere a sua vez de confessar. Quando chegar a hora, escolha entre uma confissão cara a cara ou anônima. Se preferir permanecer anônimo, ajoelhe-se em frente à cortina que o separar do padre e ele começará a confissão. Se preferir uma confissão cara a cara, precisará se sentar ao lado do padre. Ele o estará esperando.
    • Lembre-se que as confissões são totalmente confidenciais – o padre nunca irá (e não poderá) contar seus pecados a ninguém. Ele é instruído a manter a confissão em segredo independentemente das circunstâncias, mesmo em caso de morte. Não deixe que suas preocupações afetem sua confissão.
  2. Imagem intitulada Make a Good Confession in the Catholic Church Step 7
    2
    Comece sua confissão. O padre começará a confissão com o Sinal da Cruz. Siga seu comando. Há algumas variáveis, mas o Rito Latim é o mais comum.
    • No Rito Latim: Faça o sinal da cruz dizendo “Abençoe-me porque eu pequei” e diga há quanto tempo não se confessa. Não é necessário se lembrar quantas vezes pecou, somente a frequência dos principais pecados.
    • No Rito Bizantino: Ajoelhe-se de frente ao crucifixo, o padre estará ao seu lado e poderá colocar a faixa que usa sobre sua batina em sua cabeça. Ele também poderá fazer isso somente depois da absolvição. Não se preocupe.
    • Em outras igrejas orientais: O procedimento pode variar.
    • Independentemente do processo, conte seus pecados (inclusive quantas vezes os cometeu). Comece pelo mais sério. Não deixe de contar nenhum pecado mortal do qual se lembre. Você não precisa contar todos os detalhes dos pecados, a menos que o padre ache necessário, nesse caso, ele perguntará.

3
Depois da Confissão

  1. Imagem intitulada Make a Good Confession in the Catholic Church Step 8
    1
    Ouça o padre. Ele normalmente dará alguns conselhos sobre como você poderá evitar os pecados no futuro. Em seguida, ele pedirá que você reze o Ato de Contrição. Isso deve ser feito de forma sincera. Se não souber a oração, leve-a por escrito ou peça para o padre ajudá-lo.
    • No final, ele provavelmente indicará alguma penitência (para ser feita assim que possível). No final da absolvição ele dirá: “Eu te absolvo dos teus pecados em nome do Pai, e do Filho, + e do Espírito Santo” ou a fórmula latina: “Ego te absolvo a peccatis tuis in nomine Patris, et Filii,+ et Spiritus Sancti”. Se ele fizer o sinal da cruz, siga-o. Ele então o dispensará, dizendo algo como “Vá em paz para amar e servir Deus”. Responda, dizendo “Graças a Deus”, sorria e saia do confessionário.
  2. Imagem intitulada Make a Good Confession in the Catholic Church Step 9
    2
    Faça sua penitência. Volte à igreja e sente-se. Quando começar sua penitência, agradeça a Deus por perdoá-lo. Caso se lembre de algum pecado sério que tenha se esquecido, saiba que ele também foi perdoado, mas lembre-se de contá-lo na próxima confissão.
    • Se o padre deu alguma penitência que se tratar de alguma oração que deva ser feita, reze-a em silêncio e devotadamente. Ajoelhe-se, junte as mãos e abaixe a cabeça, até que tenha concluído sua penitência e refletido adequadamente sobre sua experiência. Lembre-se sempre do Sacramento da Reconciliação.
  3. Imagem intitulada Make a Good Confession in the Catholic Church Step 10
    3
    Saia, sentindo-se melhor e vivendo o perdão de Deus. Fique feliz e confiante pelo amor e pela misericórdia de Deus. Viva para Ele todos os minutos de sua vida e conte a todos como é maravilhoso viver servindo a Deus.
    • Seja consciente. Não use a confissão como uma forma de arrumar desculpas para pecar. Alegre-se por ter sido perdoado e viva como Deus gostaria que você vivesse para reduzir a necessidade de confissões.

Ato de Contrição

"Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de vos ter ofendido e, com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Amém."

Dicas

  • Não tenha medo de falar. Uma das melhores coisas sobre a Confissão para um ser humano é que o padre poderá dar ótimos conselhos. Ele provavelmente já ouviu confissões parecidas com a sua e deve ter várias ideias sobre como você poderá evitar os pecados no futuro.
  • Lembre-se do propósito deste Sacramento. “O penitente pede perdão para se reconciliar com Deus e Sua Igreja”. De verdade, Deus conhece seus pecados, nós não precisamos lembrá-Lo. Embora esse Sacramento ajude-o a se sentir melhor, ele é simplesmente um resultado natural do reestabelecimento da comunhão com Deus e Sua Igreja. O pecador se arrepende e renova a graça do seu batismo.
  • Seja claro, conciso, arrependido e completo. Isso significa:
    • Claro: Não use eufemismos (palavras que aliviam o sentido do pecado), dê os nomes verdadeiros às coisas e não demore muito para contar o que fez.
    • Conciso: Não enrole, procurando explicações ou desculpas. Na confissão, o culpado recebe o perdão pleno!
    • Arrependido: Você precisa se arrepender. Algumas vezes, não nos sentimos arrependidos, tudo bem, mas precisamos tentar. Somente fazendo uma confissão, já sabemos que estamos arrependidos. Pode ser que fazendo uma penitência extra e tentando se redimir dos pecados seja uma boa forma de mostrar a Deus que estamos arrependidos por tê-Lo ofendido.
    • Completo: Precisamos contar todos os nossos pecados. Será contraditório se não confessarmos todos os nossos pecados mortais. Também é uma boa ideia confessar nossos pecados menores, embora não seja necessário. Se recebemos a Comunhão com piedade e com o coração puro, podemos ter nossos pecados menores perdoados, mas é sempre bom se confessar frequentemente e demonstrar o pesar pelos pecados que cometemos. É por isso que é bom confessar-se sempre, para não corrermos o risco de nos esquecer de nada. Se nunca nos confessamos e não confessamos um pecado mortal, isso já é um pecado. Precisamos confessar esse pecado, além do pecado de haver omitido o erro. Nunca devemos comungar sem haver confessado pecados mortais. Isso é um sacrilégio e ofende a Deus profundamente.
  • A confidencialidade da confissão evita que o padre revele seus pecados a qualquer pessoa, sob pena de excomunhão. Isso significa que ninguém, nem mesmo o Papa pode fazer com que ele conte. Além disso, os padres não podem ser forçados a contarem o que ouviram em confissão em processos legais.

Avisos

  • Tenha cuidado para não deixar que o seu exame de consciência faça com que tenha uma sensação constante de culpa. Pense em seus pecados de forma calma e honesta.
  • Certifique-se de estar verdadeiramente arrependido pelo que fez. Sua confissão será vazia se você não for verdadeiro e você não será perdoado.
  • Em circunstâncias normais, somente os batizados podem receber o Sacramento da Reconciliação. No entanto, pode haver uma restrição em casos graves (como uma morte iminente de um não católico).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira 5 dos milagres mais polêmicos da História - By: Mega Curioso

Festival Parabolas: O construtor de uma torre