Conhecimento Espiritual

João 10:10 (NVI) O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.

I João 2:29-33 (Phi) Todos vocês sabem que Deus é realmente bom. Vocês podem estar igualmente seguros de que o homem que conduz bem sua vida é verdadeiramente filho de Deus... Aqui e agora, meus queridos amigos, nós SOMOS filhos de Deus. Nós não sabemos no que nos tornaremos no futuro. A única coisa que sabemos é que quando ele aparecer, nós seremos como ele, pois o veremos como ele realmente é! Todo o que tem esta esperança em seu coração mantenha-se puro, assim como Cristo é puro.

O JUGO SUAVE

Mateus 11:29-30 (NVI) "Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Lucas 6:40 (Jer) "Não existe discípulo superior ao mestre; todo o discípulo perfeito deverá ser como o mestre".

Dallas Willard: "Nós podemos nos tornar como Cristo - seguindo o estilo de vida que ele escolheu para si mesmo. Se temos fé em Cristo, temos que crer que ele sabia como viver. Quais as coisas que Jesus fez? Coisas tais como jejum, solitude, vigia, oração, estudo e meditação intensa na Palavra de Deus e em Seus caminhos... Algumas destas práticas serão certamente mais necessárias a nós do que foram para ele, porque nossas necessidades são maiores. O segredo do jugo leve, então, ... é viver e nos prepararmos para a vida que ele viveu, para que possamos ser o tipo de pessoa que se comporta, em qualquer lugar, como Cristo".

SEGUINDO A CRISTO

Mat. 28:20 (Phi) "Ensine-os a obedecer tudo aquilo que eu ordenei a vocês..."

A. W. Tozer: "Para evitar o erro da salvação pelas obras, nós caímos no erro oposto, de salvação sem obediência".

Rom. 6:16-19 (Phi) Vocês "pertencem" ao poder que escolheram obedecer. Graças a Deus, que vocês, que outrora eram servos do pecado, responderam honestamente ao impacto do ensinamento de Cristo, quando receberam sua influência. Então, libertos da obrigação quanto ao pecado, vocês se colocaram à serviço da justiça. (Estou usando ilustrações do dia-a-dia porque desta forma, a natureza humana compreende a verdade mais rapidamente). No passado vocês ofereceram seus corpos ao serviço do vício e da maldade - para propósitos malignos. Agora, então, ofereçam-se à tarefa de tornarem-se verdadeiramente bons.

SEM DOR NÃO HÁ VITÓRIA

Para aqueles que estão fora de forma fisicamente, começar um treinamento requere aguentar uma dor significativa. Contudo, após a dor inicial, o treinamento se torna um tipo de prazer. Isto porque um treino disciplinado nos leva à agilidade, força e saúde fisíca. Aqueles que estão fisicamente em forma estão mais propensos a participar, se destacar e tirar proveito de atividades fisícas.

I Timóteo 4:7-8 (Phi) ...Gaste tempo e energia para manter-se espiritualmente em forma. O exercício fisíco tem valor limitado mas o exercício espiritual tem valor ilimitado, pois tem a promessa da vida presente e da vida que virá.

I Cor. 9:24 (Jer) Não sabeis que aqueles que correm no estádio, correm todos, mas um só ganha o prêmio? Correi, portanto, de maneira a consegui-lo.

ESPECTADOR OU PARTICIPANTE?

I Cor. 9:25-27 (Phi) Todo atleta que compete em eventos esportivos treina seriamente. Atletas passam por dores tremendas - para conseguirem uma coroa de folhas que murchará. Mas o evento em que participamos é para conseguir uma coroa que nunca perecerá. Eu corro a corrida com determinação. Eu não sou um boxeador de sombras, eu realmente luto! Eu sou o mestre mais duro do meu corpo...

Lucas 14:27-30 (Phi) "O homem que não tomar a sua cruz e seguir em meus passos não pode ser meu discípulo. Se qualquer um de vocês quiser construir uma torre, não se sentaria primeiramente e calcularia o custo, para ver se poderia acabá-la? Se não o fizer, quando a fundação é colocada e a pessoa é incapaz de completar o edíficio, todos que o veriam começariam a zombar dela, dizendo, "Este homem começou a construir uma torre e não é capaz de terminá-la"!

GANHAR O PRÊMIO SEM PARTICIPAR DA CORRIDA? (II Tim. 2:5)

Heb. 12:1 (NVI) Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos está proposta.

M. Scott Peck: "Há muitas pessoas que... querem, e acreditam que é possível escapar à disciplina, achando que encontrarão um atalho. Frequentemente elas tentam obtê-la imitando superficialmente aos santos... Alguns até acreditam que através de tais imitações eles se tornaram santos e profetas, e são incapazes de perceber que ainda são crianças e que necessitam encarar o fato de que necessitam começar do início, passar pelo meio do caminho, para chegar ao fim".

Heb. 5:12-14 (Phi) Em um momento em que vocês deveriam estar ensinando os outros, vocês mesmos necessitam de professores para repetir os "ABCs" da revelação de Deus aos homens. Vocês se tornaram pessoas que necessitam de leite, pois não podem comer comida sólida! Pois qualquer pessoa que continua vivendo de "leite" é incapaz de digerir o que é certo - ele simplesmente não cresceu. "Comida sólida" é somente para adultos, ou seja, para o homem que desenvolveu, através de experiências, seu poder para discernir entre o que é bom e o que é mal.

OS DISCÍPULOS DEVEM SER DIRIGIDOS PELO ESPÍRITO

Oswald Chambers: "O Sermão da Montanha não é uma série de princípios que devem ser obedecidos fora da identifição com Jesus Cristo. O Sermão da Montanha é uma declaração da vida que viveremos quando o Espírito Santo dirigir as nossas vidas".

2 Timóteo 1:7 (NVI) Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

Gálatas 5:23,25 (NVI) Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio... Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

I Tess. 4:4-8 (Phi) Cada um de vocês deveria aprender a controlar seu corpo, mantendo-o puro e tratando-o com respeito, e nunca permitir que seja vítima da concupiscência, como os pagãos que não tem conhecimento de Deus. Vocês não podem quebrar esta regra sem enganar e explorar outras pessoas. Deus punirá todos aqueles que ofenderem desta forma, assim como dissemos abertamente e avisamos vocês. O chamado de Deus não é para a impuridade mas para a pureza mais completa, e qualquer um que considera esta questão levianamente, não está desprezando uma regra de homens mas sim uma ordenança de Deus. Não é por acaso que o Espírito que Deus nos dá é chamado de Espírito 'Santo'.

PRATIQUE AQUILO QUE VOCÊ TEM DIFICULDADE...

Dallas Willard: "Pessoas que pensam que são espiritualmente superiores porque praticam exercícios espirituais, como o jejum... estão completamente enganadas. A necessidade de prática extensa em uma dada disciplina é uma indicação de nossas fraquezas, não de nossa força. Aqui vai uma regra: se é fácil para nós nos engajarmos em uma certa disciplina, provavelmente não precisamos praticá-la. Os exercícios que precisamos praticar, então, são exatamente aquelas com as quais temos mais dificuldade e, portanto, não gostamos".

EXERCÍCIOS DE ABSTINÊNCIA

Os Exercícios Espirituais de Abstinência revelam a batalha entre a carne e o espírito. Quando nos abstemos de comida, contato social, ou sono, estamos "exercitando" nossos músculos espirituais contra a natureza da carne; em si mesmo parece bobeira, mas é útil para nos prepararmos para verdadeiro testes fisícos a serem realizados no futuro. As coisas das quais nos abstemos em exercícios espirituais não são más; é por causa dos benefícios que o exercício traz que negamos a nós mesmos; assim nos preparamos para as verdadeiras tentações - amanhã, ou no dia seguinte.

I Cor. 6:12 (RA) Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

Os Exercícios de Abstinência nos dão experiências e entendimento necessários sobre a batalha espiritual que se trava dentro de nós, e as lições aprendidas não podem ser ensinadas de outra forma. Quais são as consequências quando dizemos "Não" para a natureza da carne? Quais as artimanhas que ela usa? A maneira com que o desejo, hábito, distração, e outros fatores afetam você é completamente diferente de como outros são afetados. Você deve aprender na prática como viver em santidade diante de Deus em seu corpo. Os Exercícios de Abstinência apresentam a oportunidade de se treinar em segurança.

I Ped. 2:11 (Phi) Eu imploro a vocês, por que os amo, a viverem neste mundo como estrangeiros, e "residentes temporários", mantendo-se afastados dos desejos da natureza carnal de vocês, pois eles estão sempre em guerra com suas almas.

I Pedro 1:13 (NVI) Portanto, estejam com a mente pronta para agir; sejam sóbrios...

EXERCÍCIOS DE ENGAJAMENTO

Dallas Willard define os Exercícios de Engajamento como as atividades cristãs rotineiras de oração, estudo, e meditação, que são especialmente poderosas em combinação com os Exercícios de Abstinência. Os Exercícios de Abstinência são úteis contra as tendências pecaminosas de comissão, enquanto que os Exercícios de Engajamento são úteis contra as tendências pecaminosas de omissão [Tiago 4:17]. Frequentemente ambos são mencionados juntos nas Escrituras. "É como o respirar e expirar no treinamento espiritual".

Gal. 5:16-18 (Phi) Aqui vai meu conselho: Vivam suas vidas completamente no Espírito e vocês não irão satisfazer os desejos de sua natureza carnal. Pois toda a energia da natureza carnal se levanta contra o Espírito, enquanto que todo o poder do Espírito é contrario à natureza carnal. É ai em que se encontram os conflitos; por isso vocês não são capazes de fazer o que querem...

Rom. 8:12-14 (Phi) Então, meus irmãos, vocês podem ver que não devemos coisa alguma para nossa natureza sensual, nem precisamos viver nossas vidas de acordo com nossos instintos. Na verdade, este tipo de vida nos leva certamente à morte espiritual. Mas, se por outro lado, vocês cortarem o nervo de suas ações instintivas através da obediência ao Espírito, vocês viverão.

2 Timóteo 2:21 (NVI) Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.

EXEMPLOS DE EXERCÍCIOS DE ABSTINÊNCIA: JEJUM, SOLITUDE E VIGIA

Ester 4:16 (RA)... não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e minhas servas também jejuaremos. Depois irei ter com o rei...

Lucas 5:35 (NVI) Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; naqueles dias jejuarão".

Mat. 6:16-17 (RA) Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.

Atos 13:3 (NVI) Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.

SOLITUDE: Abstinência de Contato Social

Marcos 1:35 (NVI) De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, e ali orava.

Marcos 6:46 (RA) E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar.

Isa. 30:15 (NVI) ...Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na quietude e na confiança a vossa força...

Mat. 12:19 (Phi) Ele não contenderá nem gritará; ninguém ouvirá a sua voz nas ruas.

Marcos 6:31(NVI)... "Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco".

VIGIA: Abstinência de Sono

Lucas 6:12 (NVI) Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.

Mat. 26:38,40 (Phi) ...ele lhes disse, "fiquem aqui e vigiem comigo"...Ele disse a Pedro, "Vocês três não poderiam ter ficado acordado comigo por pelo menos uma hora? Vigiai e orai, todos vocês, para que não tenham que encarar tentações. O espírito de vocês está disposto, mas a natureza humana é fraca".

Lucas 22:45-46(NVI) Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou-os dormindo, tomados de tristeza. "Por que estão dormindo?", perguntou-lhes. "Levantem-se e orem para que você não caiam em tentação!"

Col. 4:2 (Jer) Perseverai na oração, vigilantes, com ação de graças.

Lucas 12:37(NVI) "Bem-aventurados os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar..."

[Vigiar aqui, e no próximo versículo, é usado figurativamente].

Marcos 13:36-37(NVI) Se ele vier de repente, que não os encontre dormindo! O que lhes digo, digo a todos: Vigiem!"

Outros Exercícios de Abstinência: SILÊNCIO, FRUGALIDADE, CASTIDADE, SACRÍFICIO.

 EXERCÍCIOS DE ENGAJAMENTO: ORAÇÃO, ESTUDO, & MEDITAÇÃO

ORAÇÃO: Conversando com Deus

1 Pedro 4:7(NVI) O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios, dedicando-se à oraçao.

Efe 3:18 (Jer) Com orações e súplicas de toda a sorte, orai em todo tempo, no Espírito, e para isso vigiai com toda perseverança e súplica por todos os santos.

Atos 1:14 (Phi) De comum acordo eles... devotaram-se à oração.

Deut. 4:7 (NVI) ...O Senhor nosso Deus está perto de nós todas as vezes que oramos a ele...

I Tess.. 5:17,19 (Phi) Nunca parem de orar... Nunca apaguem o fogo do Espírito.

ESTUDO: Buscando/Procurando a Deus

Atos 17:11 (BLH) ...Todos os dias estudavam as Escrituras Sagradas para saberem se o que Paulo dizia era verdade mesmo.

I Tess.. 5:21 (BLH) Examinem tudo, fiquem com o que é bom.

II Tim.. 2:15 (RA) Procura-te apresentar-se a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Mateus 7:7(NVI) Peçam e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

Heb. 11:6 (Phi) ...O homem que se aproxima de Deus deve ter fé em duas cosas, primeiro que Deus existe e segundo, que Deus recompensa aqueles que o buscam.

II Tim.. 3:16-17 (Phi) Toda a escritura é inspirada por Deus e é útil para o ensinamento da fé e para a correção do erro, para redirecionr a vida do homem e treiná-lo para viver corretamente. As escrituras são o equipamento completo do homem de Deus, e o assistem totalmente, em todo tipo de trabalho que ele realiza.

MEDITAÇÃO: Esperando e Refletindo sobre Deus

Salmo 119:97 (RA) Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia.

Salmo 48:9 (RA) No seu tempo, oh Deus, meditamos no seu amor infalível.

Salmo 145:5 (RA) Meditarei no glorioso esplendor da tua majestade, e nas tuas maravilhas.

Salmo 130:6 (RA) A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper da manhã.

Salmo 27:14 (RA) Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois pelo Senhor.

Salmo 46:10 (RA) Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus...

 Exercícios de Engajamento: LOUVOR, COMUNHÃO, SERVIÇO, CONFISSÃO.

IGNORANDO O ESPÍRITO SANTO...

O propósito deste estudo é fazer com que nossas mentes estejam "em sintonia" com a palavra de Deus. O perigo de se estudar os Exercícios Espirituais é que poderemos praticá-los sem ao direcionamento do Espírito Santo, para impressionarmos a homens, com o "espírito de religião". Por outro lado, eu acho que muitas vezes nós abafamos o direcionamento do Espírito Santo, porque muitas vezes ignoramos o que nos será requerido...

Quantas vezes Deus perturbou nosso sono e começamos a pensar em alguém? E nós "contamos ovelhas" ou tomamos uma pílula para dormir ao invés de vigiar e orar. Quantos sermões já ouvimos que não nos caiu bem? E ainda assim, ignoramos o toque do Espírito para estudar a palavra de Deus e acamos recebendo falsos ensinamentos sobre Deus. Quantas orações não são respondidas porque nos recusamos a jejuar? Quantas coisas horríveis dizemos àqueles que amamos porque não somos obedientes ao chamado do Espírito para que fiquemos sozinhos?

O fardo de Jesus pode realmente ser fácil, mas nós continuamos a jogá-lo fora. Nossa natureza carnal está em controle e sai correndo sem que nós a alcancemos! Viver assim não é seguir a maneira de viver de Cristo. Não é de se espantar que nosso crescimento está estagnado e a verdadeira santidade é apenas um sonho ilusivo.

Se o Espírito levou Jesus e todo os santos dignos de serem mencionados à constante prática dos Exercícios Espirituais para que pudessem viver a vida em sua plenitude, não deveríamos esperar o mesmo tipo de direcionamento se somos verdadeiramente Seus discípulos?
A minha oração é que este estudo ajude-nos a preparar nossas mentes para que não percamos o chamado do Espírito. Senhor, faça com que nossos corações se arrependam e verdadeiramente te sigam. Dá-nos mais uma chance para ouvirmos a tua voz!

POSTADO POR.HIPOLITO CESAR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira 5 dos milagres mais polêmicos da História - By: Mega Curioso

Festival Parabolas: O construtor de uma torre